segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CANTOS PERFEITOS

Cantos...Cantos com viés, cantos sem viés, que tortura! Eles sempre foram um “calcanhar de Aquiles” nas minhas costuras. Quando surge a necessidade de colocar viés em algum trabalho que tenha cantos driblo o problema arredondando as quinas mas, desta vez, não pude escapar e resolvi encarar e decidi que iria aprender a fazer cantos perfeitos. Onde achei a solução? Na internet, é claro! Descobri aulinhas ótimas! (Uma grande falha minha foi não ter anotado os endereços, na hora, para colocar aqui, agora sumiram... Aprendi, não vai mais acontecer, prometo!) Assisti várias, treinei um pouco, desmanchei, desmanchei, desmanchei e tchan...tchan...tchan! Consegui!!!!
Frente


Verso

Acabou? Não... tem mais! Precisava fazer também cantos com tecido não enviesados...  e, como não me aventurei, ainda, pelo patchwork não tinha a mínima noção de como fazê-los. Então, esbarrei (no Youtube) com um nome: “canto mitrado” - gente, eles têm até nome especial! Uau!- e uma vídeo aula da Adélia Zembruski muito boa. A Adélia, na verdade, está mostrando o uso de uma pecinha de acetato, que é um macete muito legal. Eu não usei pecinha porque o acabamento que estava fazendo era estreito mas, peguei a dica e...

Frente


Verso
Fiquei muito satisfeita com os resultados! Cantinhos lindos e eu os achei perfeitos!
Sai da oficina de nariz empinado, peito estufado e dançando na pontinha dos pés... é bom demais aprender algo novo e vencer um desafio!  Que venham os cantos!
Mas aí veio a curiosidade: por que “mitrado”? Minha cidade tem uma tradição católica muito forte e lembrei que “mitra” é aquele chapéu que o bispo e o papa usam e minha pesquisa no dicionário e outros lugares me confirmou que é mesmo!
A palavra mitra vem do nome de um barrete alto e cônico, fendido nas laterais superiores, com duas faixas que caem sobre as espáduas. Foi usada nas antigas culturas persa, egípcia e assíria. Hoje ela é usada pelos bispos e outros dignitários da Igreja, em determinados atos litúrgicos. 
A denominação "mitrado" virá dos cantos formados pelos cruzamentos das barras que os enfeitam?
 Modelitos de mitras através dos tempos.
 Cantos também são cultura,uai!

6 comentários:

  1. E.Senna,
    que lindo post.
    confesso-lhe que também é o meu calcanhar de Aquiles...Os teus ficaram perfeitos....
    E a net é um manancial de ofertas de aprendizagem.... basta procurar e ah...ter vontade de aprender...sem isso ninguém aprende.

    abraços de MF

    PS Gostei da aula sobre os cantos mitrados.....

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de dica.
    Adorei, pois estou a me aventurar pelas costuras.
    Obrigada.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Egléa, recentemente fiz im passo passo bem explicadinho do canto mitrado em meu blog. Se ainda precisar de mais dicas, vá lá. Aqui: http://minhaprimeiracostura.blogspot.com.br/2014/06/coisas-que-herdei.html
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá aprender mais um pouquinho. Muito bom o seu método para bainhas mais largas. Estas que fiz aí em cima têm cerca de 1cm de largura.
      Obrigada pela dica!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Muito obrigada por ter comentado sobre meu vídeo... foquei feliz em saber que ajudei!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa